Tapetes na Decoração – Use e Abuse das Ideias Usando Crochê

Fonte: Pinterest

As peças de crochê são capazes de deixar os cômodos da casa com um ar mais aconchegante. Dependendo do estilo escolhido para a decoração, as peças de crochê dão um ar mais aconchegante de “casa da vovó”, em uma decoração clássica, ou podem contrastar com o ambiente de uma decoração moderna. 

Além disso, o crochê deixa o ambiente mais colorido ou calmo, dependendo da cor da linha escolhida para o trabalho ou peça utilizada na decoração. Os tapetes de crochê podem ser utilizados em todos os cômodos da casa, combinando com diversos estilos.

O crochê nunca sai de moda. 

Para quem gosta de artesanato, vale a pena investir em peças de crochê, pois além de decorar a casa, as peças também podem ser vendidas e com isso, representarem uma renda extra para a família. Neste artigo vou mostrar como fazer tapetes de crochê de maneira simples e que vão fazer sucesso na nova decoração da sua casa. 

Tapete de Crochê para Sala

Os tapetes são importantes para decoração da casa, é impossível entrar em um ambiente sem notar um tapete feito de crochê. E já imaginou se esta peça for feita por você?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o crochê é uma técnica simples. É possível fazer peças belíssimas utilizando pontos fáceis e em pouco tempo conseguir excelentes resultados para decoração da sua casa. 

Além de decorar, o tapete de crochê também é uma opção prática para quem sofre de alergia a carpete, pois é fácil de lavar. Pode ser colocado na máquina de lavar. Portanto, os tapetes de crochê e peças de crochê em geral, diminuem o acúmulo de pó no chão e móveis da casa. 

Se você ainda está iniciando na técnica do crochê pode começar fazendo tapetes listrados. As listras com duas ou mais cores podem estar presentes em diversos estilos de decoração. Veja um passo a passo que ensina como fazer tapetes listrados e quadrados: 

Tapetes Listrados Quadrados – Passo a Passo

Para confeccionar os tapetes listrados de crochê é importante escolher cores que combinem com o estilo da decoração. Para compor um ambiente calmo e tranquilo, utilize as cores: areia e mostarda, gelo, cinza claro, chumbo, branco e preto ou barbante natural. 

Já para uma decoração vibrante, ou se você deseja que o tapete contraste com o ambiente em cores quentes, utilize: vermelho, verde, rosa. Ou azul escuro com barbante natural. Estas duas últimas combinações deixam a peça com um ar náutico. 

Passo a Passo

  1. Para confeccionar a peça é necessário comprar mais de um novelo de barbante, em cores diferentes (os novelos coloridos não causam efeito de listras). Inicie o trabalho com uma correntinha que servirá para começar a entrelaçar os pontos altos ou baixos das listras. 
  2. Faça uma listra por vez. Quando a listra estiver no comprimento esperado para o tapete, corte a ponta da linha e dê um nó firme com a outra cor. Continue a próxima carreira de pontos. O número de carreirinhas dos pontos correspondem a grossura da listra e o número de pontos das carreiras ao tamanho do tapete. 
  3. Siga combinando as cores das listras do tapete, até que atinja o tamanho esperado. Se souber fazer outro ponto, pode intercalar cores e pontos diferentes, use a criatividade!

Tapetes Redondos

Os tapetes redondos e coloridos são muito charmosos. Podem decorar salas, cantinhos de brincar das crianças, quartos e outros cômodos da casa. Para confeccionar tapetes redondos, também podem ser utilizados pontos baixos e altos. 

Comece o trabalho com um “anel mágico”. O anel vai garantir com que todos os pontos sejam entrelaçados formando um círculo. Os primeiros pontos devem passar por dentro do “anel mágico”, e na sequência os demais pontos formam carreirinhas em cima uma das outras. 

Entrelace quatro ou cinco carreirinhas de uma cor, depois passe para outra listra, de outra cor e prossiga com o ponto escolhido. Você pode fazer listras mais grossas e outras finas, continue até que o diâmetro do tapete esteja no tamanho desejado e finalize com biquinhos na ponta. 

Gostou do artigo? Que tal se aventurar a fazer um tapete de crochê?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *