Por que planejar o quarto do bebê é necessário?

A gravidez é um momento lindo na vida da mulher e de todas as outras pessoas que convivem com ela. Porém, durante os meses de gestação, surgem muitas preocupações: como planejar o quarto do bebê? Será que vou conseguir deixá-lo do jeitinho que sempre sonhei?

Eu também já passei por isso duas vezes! (Quem nunca sonhou que o bebê nasceu, mas o quarto ainda não ficou pronto? rsrs…)

Por isso, é fundamental que a decoração do quarto do bebê seja bem planejada.

Mesmo se você não for mamãe de primeira viagem, as dúvidas vão surgir. Quais são os móveis necessários? Por que é importante esse planejamento? Qual melhor época para começar a planejar? Será que vou gastar muito?

Pensando em te ajudar a planejar o quarto do bebê, preparei esse artigo. Vou responder todas as dúvidas para que você faça um quarto bem bonito e organizado para o seu bebê. Não deixe de conferir e boa leitura!

Fonte: the Bump

Por que é importante planejar o quarto do bebê?

Durante a gravidez, os pais do bebê precisam buscar muitas informações. É preciso saber detalhes sobre a gestação, procurar uma rede de apoio, se preparar para o parto. Mas, o quarto do bebê também merece um destaque. E isso não é apenas para manter tudo organizado.

Olha só.

Fazer o planejamento do quarto do bebê é uma atividade que vai favorecer o contato com a realidade da mulher se tornar mãe. E um investimento na formação do vínculo entre a futura mamãe e o bebê.

Se não houver um planejamento, as ideias podem não sair da gaveta. Ou você pode acabar gastando mais do que deveria. Ou pior, já imaginou o bebê nascer um pouco antes do previsto, e os móveis do quartinho ainda nem chegaram?

Um bom planejamento, permite você chegar no resultado esperado, com aquilo que você tem e dentro do tempo que precisa. Isso é sensacional!

E por onde começar a montagem desse cantinho especial?

O primeiro passo é definir os itens que serão colocados no quarto do bebê. Alguns itens são fundamentais, como o berço, a cômoda com o trocador e a poltrona de amamentação (algumas mães podem não concordar comigo, mas eu usei bastante…).

Confira aqui nesse post, onde explico um pouco sobre cada um desses itens, e o que é importante observar antes de providenciá-los.

Também é importante não colocar itens demais no quarto. Lembre-se que você vai precisar organizar e manter tudo limpo constantemente.

Depois dessa parte, fica mais fácil escolher um tipo de decoração que combine com a personalidade do casal e com o estilo da família. Ao contrário do que muitos pensam, um quarto com tema não é obrigatório. Ao invés disso, você pode brincar apenas com cores, listras e estampas.

Se os pais gostarem de cores mais fortes, também não tem problema. Apenas é preciso lembrar que o bebê vai passar muito tempo no quarto. Por isso, é importante tentar manter um equilíbrio. Por exemplo, se a parede tiver um tom mais escuro, escolha móveis com tons mais neutros.

Outra boa ideia é usar cor nos detalhes. Sabe os objetos de decoração? Pode escolher umas cores bem alegres para colocar no quarto. Dessa forma, o local ficará aconchegante e harmonizado.

Tenha atenção também com o excesso de tecidos. São lindos, mas também acumulam poeira e isso não é bom para o bebê.

Você também pode preferir montar um quarto com cara de criança, ao invés de bebê. Assim, você não vai precisar se preocupar em mudar toda a decoração em pouco tempo.

Projeto: Daniele Okuhara

Qual a melhor época da gravidez para começar a planejar o quarto do bebê?

O planejamento pode ser feito desde o início da gravidez. Começa com muita pesquisa e busca de ideias. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será colocar no papel, organizar e traçar os objetivos para conseguir ter o tão sonhado quartinho.

Confira aqui nesse post, o infográfico que fiz, com o cronograma mês a mês da gravidez. Ficou muito legal! E será bem fácil você se organizar com o planejamento.

Caso você já tenha um quarto e só esteja pensando em pintar e decorar de forma simples, você pode começar a comprar os móveis no 5º mês, entre 20 e 24 semanas de gestação. Nessa fase, a barriga estará começando a aparecer, porém não é tão pesada. Sendo assim, você ainda terá energia para pesquisar, correr atrás das coisas, e tudo da forma como quiser.

Além disso, também é nessa fase que você provavelmente já saberá se está esperando uma menina ou um menino. Ou quem sabe seja mais de um? Assim não vai ter erro e você pode se planejar bem.

Mas é importante se programar, para que os móveis e o quarto estejam preparados antes do bebê chegar. O ideal é que esteja tudo pronto até a 36ª semana de gravidez. Dessa forma dará tempo de sair o cheiro novo dos móveis e da pintura, e ainda poderá tirar muitas fotos suas no quartinho.

Mas então, como fazer?

As fases de preparação do quarto do bebê podem ser basicamente divididas em três:

1. Pesquisa e elaboração do projeto

  • definição do estilo e layout do quarto;
  • quais móveis que serão utilizados e comprados;
  • orçamento necessário para a execução.

2. Preparação e montagem

  • esvaziamento e limpeza do quarto;
  • parte elétrica, pintura, preparação do piso, colocação do papel de parede ou painéis de madeira, etc.;
  • Montagem dos móveis;

3. Finalização

  • Instalação de persianas, prateleiras, luminárias, etc.;
  • detalhes da decoração: objetos, quadros, enxoval, etc.

Estilos de quartos para você se inspirar

Tenho três estilos para te mostrar, e para que você possa se inspirar na hora de planejar a decoração do quarto do seu bebê. Confira abaixo:

  • Estilo clássico

Inspirado em detalhes europeus do século 17. É caracterizado pelo uso de formas rebuscadas. As superfícies são mais trabalhadas, com mais ornamentações.

O mobiliário é antigo ou parece ser antigo. Além disso, os móveis são mais imponentes, de uma madeira mais pesada e a iluminação é mais intimista.

Em quartos de bebê, podemos verificar o uso do dossel, mosquiteiros. Também poltronas e berços mais elegantes, ornamentados e estofados com luxo e requinte.

Projeto: Carolina Kist
  • Estilo retrô

Nesse estilo o quarto vai ser inspirado na década de 50 e 60. Ele traz de volta vários detalhes antigos, que relembram o passado, mas mantendo a comodidade e funcionamento moderno.

O estilo retrô é como se fosse uma releitura dos “anos dourados”.

São utilizadas cores mais quentes, vários pôsteres e papéis de parede com estampa que relembram a “casa da vovó”. Os berços e cômodas são normalmente com pés palitos, de uma madeira mais clara, com uma iluminação mais branca.

  • Estilo moderno

Para as mamães modernas, esse estilo é caracterizado pelo famoso slogan: “menos é mais”. Usa móveis e acessórios mais atuais, com linhas retas.

O visual é “clean”, e as cores que predominam são neutras. O design do quarto é inovador, com cores fortes em pequenos detalhes.

São bastante utilizados o vidro, o aço e também materiais diferentes, como o acrílico.

Projeto: Studio Melo Arquitetura

E se estiver buscando mais ideias, confira aqui nesse outro post, quais são as tendências mais populares de decoração de quarto de bebê. Tem muito mais fotos para você se inspirar!

Agora você já sabe como planejar o quarto do bebê. Siga minhas dicas e aproveite essa fase tão especial. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *