Tela Solar – Tudo que Você Precisa Saber

Se você tem ou quer evitar ter alguns problemas na sua casa, referente aos efeitos causados pelo sol, como por exemplo:

– muita incidência solar

– ambientes muito quentes

– desbotamento

Então você precisa conhecer os benefícios da tela solar. A tela solar é um tecido furadinho, muito utilizado em persianas e é um ótimo produto para proteger a sua casa, escritório ou qualquer ambiente contra os nocivos raios UV.

Escritório com persianas de tela solar. Foto: Fernando Fischer (https://www.shadowdecor.com.br)

Mas do que é feita a tela solar?

É uma tela feita de fibra de vidro + PVC ou poliéster + PVC (depende do fabricante). Ela vai bloquear boa parte da entrada dos raios ultravioletas e da radiação de calor. Com isso, garante proteção do piso, móveis, plantas e até dos animais de estimação.

Mas ao mesmo tempo, a tela solar permite a entrada de luz natural no ambiente.

Então é um produto perfeito pra quem precisa proteger sua casa ou ambiente de trabalho do sol, e não quer perder a claridade.

Imaginando uma situação de uma varanda. Você convidou alguns amigos para um churrasco na sua casa. E você fechou essa varanda toda com vidro. Mas o sol do início da tarde está batendo bem na janela, e está incomodando e atrapalhando seu almoço.

As pessoas estão morrendo de calor e a comida na mesa está estragando. Então você fica irritado e logo pensa que vai solucionar essa questão comprando persianas blackout, que impedem a passagem de luz.

Pode até resolver a questão do calor, e do sol entrando. Mas aí seu ambiente ficará escuro, você terá que acender as lâmpadas da sala de jantar, da churrasqueira, enfim. Perde também toda a vista da área externa, e a noção de como está o tempo lá fora.

A tela solar vai dar justamente essa função: garantir proteção solar, amenizar o calor e sem perder a vista. É o produto mais eficiente contra os raios solares, porque cortinas de tecido podem sofrer desgastes com a ação do sol. A tela solar não.

Persianas Rolô de Tela Solar na Sacada. Projeto Gislene Lopes

E a privacidade?

A tela solar é produzida e dividida em diferentes fatores de abertura da trama:

A mais comum é a de fator 5%, que tem a trama mais aberta. Neste caso, você perde um pouco da privacidade durante à noite, que é quando a luz de dentro do ambiente está mais forte. Ou seja, quem está do lado de fora, vai sim conseguir enxergar para dentro do ambiente.

E qual seria a solução para quem não abre mão da privacidade?

Pra quem tem uma janela, uma área envidraçada que fica muito exposta aos vizinhos, e precisa realmente ter essa privacidade à noite, teria duas alternativas:

  1. Escolher uma tela solar com fator de abertura 1%, que tem a tela mais fechadinha. Essa tela vai garantir maior proteção, mais privacidade (os vizinhos enxergarão no máximo alguns vultos), porém perde a questão da vista externa, da visibilidade. Lembrando que não se trata de um tecido blackout. Mesmo com a trama mais fechada, o tecido ainda permite uma boa entrada de claridade.
  2. Mesclar a persiana rolo tela solar com alguma cortina de tecido mais encorpado na mesma janela. Desta forma, durante o dia, você pode abaixar a persiana rolo, protegendo o ambiente sem perder a vista externa e utilizar o tecido na lateral como se fosse um xale decorativo. E durante a noite, quando precisar de privacidade, fechar a cortina de tecido. 

Então explicando melhor, existem 4 tipos de fatores:

  • 10% – trama do tecido bem aberta, com muita visibilidade para o exterior e pouca privacidade;
  • 5% – trama mais aberta, com mais visibilidade (à noite se inverte);
  • 3% – trama intermediária, com visibilidade parcial;
  • 1% – trama mais fechada, com pouca visibilidade para a área externa, garantindo maior proteção.
Imagem de simulação dos tecidos de tela solar nos diferentes fatores

Aonde a tela solar pode ser aplicada?

A tela solar pode ser usada na persiana rolô (em que o tecido sobe e desce enrolando), persiana romana (em que o tecido é dividido e sobe em camadas), persiana painel (o tecido é dividido em folhas ou painéis que deslizam num trilho superior) ou então em toldos externos.

O modelo mais utilizado é o da persiana rolô, que tem um custo mais acessível, um acionamento mais fácil, leve e que pode ser usado até em janelas altas, de pé-direito duplo.

Porém, em grandes áreas envidraçadas, é necessário dividir em várias peças lado a lado, pois a largura máxima do tecido varia entre 2,50m e 3,00m.

Então uma alternativa bastante usada, para fugir das inevitáveis frestas, é fazer a instalação transpassada. Ou seja, as persianas são instaladas intercaladas, sendo algumas na frente outras atrás. Confira logo abaixo mais detalhes sobre isso.

Como é feita a limpeza?

A tela solar é um material lavável, e por causa dessa praticidade de limpeza, vem ganhando muitos fãs.

No dia a dia, para pequenas manchas ou sujeiras mais pontuais a limpeza pode ser feita com uma esponja e detergente neutro. Ou também através de aspirador de pó com o bocal de escova ou simplesmente um pano úmido.

A lavagem mais completa pode ser feita por empresas especializadas ou estendendo o tecido no chão limpo e lavando com sabão neutro na própria casa. Mas é sempre importante deixar secar bem antes de instalar novamente.

Quais as cores disponíveis?

A variedade de cores vai depender muito do fabricante. Mas as cores mais comuns de se encontrar são as neutras: branco, bege, cinza e preto.

Aos poucos também vão surgindo novidades, como a tela solar com desenhos estampados ou com tramas mais trabalhadas.

Tela Solar Estampada – Persianet

Existe também a tela solar com o verso metalizado, uma camada de alumínio na face externa, que garante uma performance ainda maior, melhorando o desempenho energético e conforto térmico, pois aumenta o sistema de reflexão da radiação solar.

Tela Solar com verso metalizado – Persianet

Uma dica muito importante, antes de definir a cor da tela solar num ambiente, é verificar a questão da reflexão. A tela solar na cor branca, vai ser mais eficiente na questão térmica, pois como sabemos o branco absorve menos calor, mas em compensação reflete mais a luz.
Já a cor preta, é o contrário: absorve mais o calor, mas reflete menos a luz. Então ele funciona quase como um óculos de sol escuro, filtrando a incidência solar e proporcionando maior conforto visual.

Então, por exemplo, num ambiente de um escritório, com uma grande área de janelas, se for escolhido colocar várias persianas rolô tela solar na cor branca, pode acontecer do tecido refletir a luz interna do ambiente, causando desconforto e muita reflexão na tela dos computadores.

É indicada para quais ambientes?

Pela facilidade de limpeza e eficiência térmica, é mais indicada para grandes áreas envidraçadas, como churrasqueiras, varandas, sacadas, área gourmet, cozinhas. Também muito utilizadas em fachadas, vitrines, espaços corporativos e escritórios.

Como é a instalação?

No modelo rolô, que é o mais utilizado, as persianas de tela solar podem ser instaladas lado a lado (as frestas são inevitáveis). Se forem apenas duas persianas, uma ao lado da outra, pode-se utilizar um suporte especial chamado de “suporte intermediário”, que reduz a fresta para aproximadamente 1 a 1,5cm.

Exemplo de persianas rolô tela solar lado a lado. Projeto arq. Liliana Zenaro.

A instalação também pode ser transpassada, onde uma persiana é instalada na frente, e outra atrás, sempre intercalando as peças e sobrepondo cerca de 10 a 15cm de tecido. A melhor forma de fazer isso, é especificando a persiana da frente com recolhimento padrão, e a persiana de trás com recolhimento invertido (confira abaixo maiores informações sobre isso).

Persianas Rolô de Tela Solar transpassadas. Projeto arq. Orlane Santos

Outra forma de fazer a instalação, é com acionamento motorizado. O custo inicial referente ao motor, normalmente é bem alto. Porém o benefício pode compensar, pois aumenta bastante a vida útil da persiana, já que não há o contato manual das pessoas com o tecido e com o comando. Além, é claro, do conforto e da praticidade em abaixar e recolher as persianas apertando apenas um botão.

Recolhimento

  • Na persiana rolô, o recolhimento pode ser feito na opção padrão, em que o tecido desce por trás do rolo (mais próximo à janela);
  • ou com recolhimento invertido, em que o tecido desce na frente do rolo (mais afastado da janela);

Bandô

Nas persianas rolô, também existe a possibilidade de escolher fazê-las com ou sem bandô, que é um acabamento superior que esconde o rolo. Ele dá um aspecto melhor a persiana. Normalmente é um item opcional, cobrado à parte.

Persianas Rolô de Tela Solar Cinza com Bandô Branco

Feito em alumínio, o bandô normalmente é pintado com pintura eletrostática, e pode-se também escolher a cor dele.

Quando o teto do ambiente é de gesso, e possui um cortineiro embutido, ou seja, um espaço apropriado para colocar cortinas e persianas, muito comum de se encontrar nos novos apartamentos, não é necessário o uso do bandô, já que o rolo da persiana ficará escondido.

Da mesma forma, quando as persianas são transpassadas, é preferível escolher fazê-las sem bandô, deixando-as mais estreitas e dessa forma mais próximas umas das outras.

Outra dica muito importante é sempre verificar a procedência do tecido. Muito cuidado ao comprar persianas de tela solar com vendedores desconhecidos, sem saber a origem ou marca. As persianas de tela solar são um dos produtos que mais existe variação de valores, e também diferenças de qualidade do tecido. Existem fabricantes que não possuem as certificações necessárias, e a tela deforma com pouco tempo de uso. Então fique sempre atento ao tempo de garantia e a opinião de outros clientes. Compre sempre de marcas confiáveis.

Espero que tenha gostado das dicas e informações sobre a tela solar. Se ficou alguma dúvida, deixe sua pergunta abaixo nos comentários! Até mais!

2 comentários em “Tela Solar – Tudo que Você Precisa Saber”

  1. Prezada Gabriele,
    Parabéns pelo ótimo texto e informações muito úteis. Na minha busca pela internet ainda não encontrei informações mais completas sobre o assunto. Sou morador da cidade do RJ e acabei de adquirir um apto que tem uma enorme incidência do sol durante toda a tarde. Um inferno! Então busco o produto que possa me ajudar a suportar o calor e reduzir meu sofrimento. Pelo que você informa no texto, a tela mais eficaz atualmente seria a tela solar com verso metalizado. Fiquei interessado. Quais seriam as melhores marcas desse produto? Devo optar pela de fibra de vidro ou de poliéster?
    Fique à vontade para, se preferir, escrever para o meu e-mail.
    Agradeço desde já.

    1. gabrieleklassen disse:

      Olá Alcides!! Que bom que gostou do texto, obrigada!!! Te enviei por email algumas informações complementares. Mas resumindo, a tela solar com verso metalizado realmente possui um ótimo índice de reflexão dos raios solares, mas é mais utilizada e indicada para áreas corporativas. Grandes escritórios que precisam melhorar a eficiência energética, reduzindo o consumo de ar condicionado e que buscam certificados de normas internacionais de sustentabilidade. Esse produto não é utilizado em áreas residenciais, pois a tela solar com verso metalizado pode manchar muito facilmente. A camada de alumínio que reveste a tela solar não pode ter contato com água. Por isso, para ambientes residenciais, o mais recomendado seria a tela solar tradicional. No seu caso, como tem bastante incidência solar, a melhor opção seria a tela solar com fator 1%. Nós trabalhamos apenas com a tela solar de poliéster, e que nos atende muito bem. Qualquer dúvida, continuo à disposição! Abraços, Gabriele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *