Tela Solar – Tudo que Você Precisa Saber

Se você tem ou quer evitar ter alguns problemas na sua casa, referente aos efeitos causados pelo sol, como por exemplo:

– muita incidência solar

– ambientes muito quentes

– desbotamento

Então você precisa conhecer os benefícios da tela solar. A tela solar é um tecido furadinho, muito utilizado em persianas e é um ótimo produto para proteger a sua casa, escritório ou qualquer ambiente contra os nocivos raios UV.

Escritório com persianas de tela solar. Foto: Fernando Fischer

Mas do que é feita a tela solar?

É uma tela feita de fibra de vidro + PVC ou poliéster + PVC (depende do fabricante). Ela vai bloquear boa parte da entrada dos raios ultravioletas e da radiação de calor. Com isso, garante proteção do piso, móveis, plantas e até dos animais de estimação.

Mas ao mesmo tempo, a tela solar permite a entrada de luz natural no ambiente.

Então é um produto perfeito pra quem precisa proteger sua casa ou ambiente de trabalho do sol, e não quer perder a claridade.

Imaginando uma situação de uma varanda. Você convidou alguns amigos para um churrasco na sua casa. E você fechou essa varanda toda com vidro. Mas o sol do início da tarde está batendo bem na janela, e está incomodando e atrapalhando seu almoço.

As pessoas estão morrendo de calor e a comida na mesa está estragando. Então você fica irritado e logo pensa que vai solucionar essa questão comprando persianas blackout, que impedem a passagem de luz.

Pode até resolver a questão do calor, e do sol entrando. Mas aí seu ambiente ficará escuro, você terá que acender as lâmpadas da sala de jantar, da churrasqueira, enfim. Perde também toda a vista da área externa, e a noção de como está o tempo lá fora.

A tela solar vai dar justamente essa função: garantir proteção solar, amenizar o calor e sem perder a vista. É o produto mais eficiente contra os raios solares, porque cortinas de tecido podem sofrer desgastes com a ação do sol. A tela solar não.

Persianas Rolô de Tela Solar na Sacada. Projeto Gislene Lopes

E a privacidade?

A tela solar é produzida e dividida em diferentes fatores de abertura da trama:

A mais comum é a de fator 5%, que tem a trama mais aberta. Neste caso, você perde um pouco da privacidade durante à noite, que é quando a luz de dentro do ambiente está mais forte. Ou seja, quem está do lado de fora, vai sim conseguir enxergar para dentro do ambiente.

E qual seria a solução para quem não abre mão da privacidade?

Pra quem tem uma janela, uma área envidraçada que fica muito exposta aos vizinhos, e precisa realmente ter essa privacidade à noite, teria duas alternativas:

  1. Escolher uma tela solar com fator de abertura 1%, que tem a tela mais fechadinha. Essa tela vai garantir maior proteção, mais privacidade (os vizinhos enxergarão no máximo alguns vultos), porém perde a questão da vista externa, da visibilidade. Lembrando que não se trata de um tecido blackout. Mesmo com a trama mais fechada, o tecido ainda permite uma boa entrada de claridade.
  2. Mesclar a persiana rolo tela solar com alguma cortina de tecido mais encorpado na mesma janela. Desta forma, durante o dia, você pode abaixar a persiana rolo, protegendo o ambiente sem perder a vista externa e utilizar o tecido na lateral como se fosse um xale decorativo. E durante a noite, quando precisar de privacidade, fechar a cortina de tecido. 

Então explicando melhor, existem 4 tipos de fatores:

  • 10% – trama do tecido bem aberta, com muita visibilidade para o exterior e pouca privacidade;
  • 5% – trama mais aberta, com mais visibilidade (à noite se inverte);
  • 3% – trama intermediária, com visibilidade parcial;
  • 1% – trama mais fechada, com pouca visibilidade para a área externa, garantindo maior proteção.
Imagem de simulação dos tecidos de tela solar nos diferentes fatores

Aonde a tela solar pode ser aplicada?

A tela solar pode ser usada na persiana rolô (em que o tecido sobe e desce enrolando), persiana romana (em que o tecido é dividido e sobe em camadas), persiana painel (o tecido é dividido em folhas ou painéis que deslizam num trilho superior) ou então em toldos externos.

O modelo mais utilizado é o da persiana rolô, que tem um custo mais acessível, um acionamento mais fácil, leve e que pode ser usado até em janelas altas, de pé-direito duplo.

Porém, em grandes áreas envidraçadas, é necessário dividir em várias peças lado a lado, pois a largura máxima do tecido varia entre 2,50m e 3,00m.

Então uma alternativa bastante usada, para fugir das inevitáveis frestas, é fazer a instalação transpassada. Ou seja, as persianas são instaladas intercaladas, sendo algumas na frente outras atrás. Confira logo abaixo mais detalhes sobre isso.

Como é feita a limpeza?

A tela solar é um material lavável, e por causa dessa praticidade de limpeza, vem ganhando muitos fãs.

No dia a dia, para pequenas manchas ou sujeiras mais pontuais a limpeza pode ser feita com uma esponja e detergente neutro. Ou também através de aspirador de pó com o bocal de escova ou simplesmente um pano úmido.

A lavagem mais completa pode ser feita por empresas especializadas ou estendendo o tecido no chão limpo e lavando com sabão neutro na própria casa. Mas é sempre importante deixar secar bem antes de instalar novamente.

Quais as cores disponíveis?

A variedade de cores vai depender muito do fabricante. Mas as cores mais comuns de se encontrar são as neutras: branco, bege, cinza e preto.

Aos poucos também vão surgindo novidades, como a tela solar com desenhos estampados ou com tramas mais trabalhadas.

Tela Solar Estampada – Persianet

Existe também a tela solar com o verso metalizado, uma camada de alumínio na face externa, que garante uma performance ainda maior, melhorando o desempenho energético e conforto térmico, pois aumenta o sistema de reflexão da radiação solar.

Tela Solar com verso metalizado – Persianet

Uma dica muito importante, antes de definir a cor da tela solar num ambiente, é verificar a questão da reflexão. A tela solar na cor branca, vai ser mais eficiente na questão térmica, pois como sabemos o branco absorve menos calor, mas em compensação reflete mais a luz.
Já a cor preta, é o contrário: absorve mais o calor, mas reflete menos a luz. Então ele funciona quase como um óculos de sol escuro, filtrando a incidência solar e proporcionando maior conforto visual.

Então, por exemplo, num ambiente de um escritório, com uma grande área de janelas, se for escolhido colocar várias persianas rolô tela solar na cor branca, pode acontecer do tecido refletir a luz interna do ambiente, causando desconforto e muita reflexão na tela dos computadores.

É indicada para quais ambientes?

Pela facilidade de limpeza e eficiência térmica, é mais indicada para grandes áreas envidraçadas, como churrasqueiras, varandas, sacadas, área gourmet, cozinhas. Também muito utilizadas em fachadas, vitrines, espaços corporativos e escritórios.

Como é a instalação?

No modelo rolô, que é o mais utilizado, as persianas de tela solar podem ser instaladas lado a lado (as frestas são inevitáveis). Se forem apenas duas persianas, uma ao lado da outra, pode-se utilizar um suporte especial chamado de “suporte intermediário”, que reduz a fresta para aproximadamente 1 a 1,5cm.

Exemplo de persianas rolô tela solar lado a lado. Projeto arq. Liliana Zenaro.

A instalação também pode ser transpassada, onde uma persiana é instalada na frente, e outra atrás, sempre intercalando as peças e sobrepondo cerca de 10 a 15cm de tecido. A melhor forma de fazer isso, é especificando a persiana da frente com recolhimento padrão, e a persiana de trás com recolhimento invertido (confira abaixo maiores informações sobre isso).

Persianas Rolô de Tela Solar transpassadas. Projeto arq. Orlane Santos

Outra forma de fazer a instalação, é com acionamento motorizado. O custo inicial referente ao motor, normalmente é bem alto. Porém o benefício pode compensar, pois aumenta bastante a vida útil da persiana, já que não há o contato manual das pessoas com o tecido e com o comando. Além, é claro, do conforto e da praticidade em abaixar e recolher as persianas apertando apenas um botão.

Recolhimento

  • Na persiana rolô, o recolhimento pode ser feito na opção padrão, em que o tecido desce por trás do rolo (mais próximo à janela);
  • ou com recolhimento invertido, em que o tecido desce na frente do rolo (mais afastado da janela);

Bandô

Nas persianas rolô, também existe a possibilidade de escolher fazê-las com ou sem bandô, que é um acabamento superior que esconde o rolo. Ele dá um aspecto melhor a persiana. Normalmente é um item opcional, cobrado à parte.

Persianas Rolô de Tela Solar Cinza com Bandô Branco

Feito em alumínio, o bandô normalmente é pintado com pintura eletrostática, e pode-se também escolher a cor dele.

Quando o teto do ambiente é de gesso, e possui um cortineiro embutido, ou seja, um espaço apropriado para colocar cortinas e persianas, muito comum de se encontrar nos novos apartamentos, não é necessário o uso do bandô, já que o rolo da persiana ficará escondido.

Da mesma forma, quando as persianas são transpassadas, é preferível escolher fazê-las sem bandô, deixando-as mais estreitas e dessa forma mais próximas umas das outras.

Outra dica muito importante é sempre verificar a procedência do tecido. Muito cuidado ao comprar persianas de tela solar com vendedores desconhecidos, sem saber a origem ou marca. As persianas de tela solar são um dos produtos que mais existe variação de valores, e também diferenças de qualidade do tecido. Existem fabricantes que não possuem as certificações necessárias, e a tela deforma com pouco tempo de uso. Então fique sempre atento ao tempo de garantia e a opinião de outros clientes. Compre sempre de marcas confiáveis.

Espero que tenha gostado das dicas e informações sobre a tela solar. Se ficou alguma dúvida, deixe sua pergunta abaixo nos comentários! Até mais!

41 comentários em “Tela Solar – Tudo que Você Precisa Saber”

  1. Prezada Gabriele,
    Parabéns pelo ótimo texto e informações muito úteis. Na minha busca pela internet ainda não encontrei informações mais completas sobre o assunto. Sou morador da cidade do RJ e acabei de adquirir um apto que tem uma enorme incidência do sol durante toda a tarde. Um inferno! Então busco o produto que possa me ajudar a suportar o calor e reduzir meu sofrimento. Pelo que você informa no texto, a tela mais eficaz atualmente seria a tela solar com verso metalizado. Fiquei interessado. Quais seriam as melhores marcas desse produto? Devo optar pela de fibra de vidro ou de poliéster?
    Fique à vontade para, se preferir, escrever para o meu e-mail.
    Agradeço desde já.

    1. gabrieleklassen disse:

      Olá Alcides!! Que bom que gostou do texto, obrigada!!! Te enviei por email algumas informações complementares. Mas resumindo, a tela solar com verso metalizado realmente possui um ótimo índice de reflexão dos raios solares, mas é mais utilizada e indicada para áreas corporativas. Grandes escritórios que precisam melhorar a eficiência energética, reduzindo o consumo de ar condicionado e que buscam certificados de normas internacionais de sustentabilidade. Esse produto não é utilizado em áreas residenciais, pois a tela solar com verso metalizado pode manchar muito facilmente. A camada de alumínio que reveste a tela solar não pode ter contato com água. Por isso, para ambientes residenciais, o mais recomendado seria a tela solar tradicional. No seu caso, como tem bastante incidência solar, a melhor opção seria a tela solar com fator 1%. Nós trabalhamos apenas com a tela solar de poliéster, e que nos atende muito bem. Qualquer dúvida, continuo à disposição! Abraços, Gabriele.

    2. Caroline Stremote disse:

      Mudei de apartamento e vou precisar aumentar o comprimento das minhas persianas, onde posso encontrar somente o tecido? Vi com empresas para reformar mas achei muito alto o valor, queria comprar o material e fazer em casa. Estou em São Paulo

      1. gabrieleklassen disse:

        Olá Caroline! O tecido realmente representa cerca de 80% do valor de uma persiana. Nós não vendemos apenas o tecido, e também não tenho ninguém para indicar.

  2. Cecilia Mattos Mueller disse:

    olá Gabriela!
    Parabéns pelo texto.
    Tenho visto fora do Brasil uma tela solar que é branca voltada para o exterior e fumê por dentro, mas não estou conseguindo achar em SP para especificar para o cliente.
    Sabe qual o nome comercial desse tipo de tela solar?
    Obrigada
    Cecilia Mueller

    1. gabrieleklassen disse:

      Olá Cecilia! Infelizmente não conheço.

  3. Cássia Camargos disse:

    Adorei as informações, me tiraram muitas dúvidas. Mas gostaria de saber sobre as melhores marcas. Ah e outra coisa é sobre o corticeiro, se tiver ele o acabamento fica mais bonito né??Se puder me mandar para o e-mail eu agradeceria. Cassiacamargosfreitas@yahoo.com.br

    1. gabrieleklassen disse:

      OLá Cássia! Desculpa a demora para responder. Sim, tendo um cortineiro o acabamento fica mais bonito. Mas se não tiver, pode comprar a persiana com bandô, que aí o acabamento também ficará legal. As melhores marcas de persianas vai encontrar na Persianet. Trabalhamos apenas com produtos de ótima qualidade: https://www.persianet.com.br/rolo/tela-solar

  4. Ana Paula Silva disse:

    Ola, Pedi para instalarem painéis solares na minha varanda mas não colocaram nenhum mecanismo para que eu possa segurar para desliza los para os lados. Tenho q puxar pelas folhas. No trilho colocaram para deslizar 3 pequenos ganchinhos de encaixe de acrílico muito frágeis, as folhas vivem caindo. Já vi vídeos com mecanismos de correr para os lados com cordinhas, acho que resolveria meu problema. Será que esse mecanismo se encaixa no trilho que tenho ?

    1. gabrieleklassen disse:

      Olá Ana Paula! Pelo que entendi, você possui uma persiana no modelo painel, correto? Aqui na Persianet, as persianas nesse modelo sempre vem com a correntinha de acionamento. Mas acredito que não seja possível incluir a corrente, somente trocando o trilho completo.

  5. Está de Parabêns, excelente as explicações, de forma clara e eficiente. Por mais profissionais assim.

  6. Adorei sua abordagem, muito completa e didática. Moro no Tocantins numa das cidades mais quente do Brasil e comprei um apto com alta incidência solar a tarde e Assim solicito a indicação do tecido mais adequado (que não derreta) e opções de marcas de qualidade confiável. Desde já agradeço!

    1. gabrieleklassen disse:

      Olá Fernanda! Depende do ambiente. Mas a persiana rolô com tecido de tela solar é uma excelente opção para varandas, cozinhas, churrasqueiras, pois é o tecido mais resistente ao sol. Compre com qualidade e garantia na Persianet: https://www.persianet.com.br/rolo/tela-solar

  7. Paula Filardi disse:

    Boa noite Gabriele!
    Estou pesquisando muito sobre tela solar pois estou com um problema no quarto da minha filha. A bancada de estudo está localizada logo abaixo da janela, logo ela senta de frente para a mesma, acontece que a incidência de sol ocorre tanto na parte da manhã como na parte da tarde, e a luminosidade é intensa, todos os dias ele tem dor de cabeça devido ao excesso de luminosidade. Tanto que prefere ficar com a janela fechada e a luz acesa.
    A persiana atual é decorativa, de tecido tipo linho e na cor marfim bem clarinho. Buscando alternativas para tentar solucionar essa situação pensei em trocar a persina por uma tela solar 1% na cor fendi. Na sua opinião resolveria o problema?
    Pensei em começar trocando a persiana porque a outra alternativa seria alterar a disposição do quarto, mas seria bem mais trabalhoso, visto que tem painéis, móveis embutidos, além de toda a instalação elétrica e lógica, e o quarto é novinho, não faz nem 1 ano que mudamos para esse apartamento.
    Fique à vontade para responder pelo e-mail informado.
    Desde já agradeço pela atenção.

    1. gabrieleklassen disse:

      Olá Paula! Desculpa a demora para responder. Minha sugestão seria trocar o modelo de persiana para uma horizontal (em alumínio ou PVC), para garantir um controle maior da luz (com o giro das lâminas).

  8. Lorena Menezes disse:

    Olá, Gabriele! Muito obrigada pelo texto, foi muito esclarecedor.
    Estou com dúvidas quanto à procedência do tecido dos fornecedores, pois estou passando pelo que disse, muita variação nos preços. Vc saberia me dizer que tipo de certificação ou pergunta deveria fazer na hora da compra para garantir a boa qualidade do produto?

    Obrigada,

    Lorena

  9. Lindaura Vargas disse:

    Oi. Por gentileza, gostaria que você me informasse a melhor tela solar para minha varanda de sete metros de largura, nessa varanda aproveito para colocar vasos de plantas 🌱 e tbm uma mesinha de vidro com cadeira. Tenho tbm um aparador de vidro onde coloco uns arranjos de flores 🌷 naturais! Como não conheço e estou fazendo uma reforma nessa varanda estou pensando numa tela solar que não tire a claridade para as plantas 🌱. Tenho muito sol de tarde. Me informa por favor a tela ideal com uma marca de garantia ok. Desde já meu agradecimento. 🌱

    1. gabrieleklassen disse:

      OLá Lindaura! Desculpa a demora para responder. A tela solar realmente é a melhor opção para sua varanda, pois ela vai proteger sem tirar a claridade. Minha sugestão seria com fator 3 ou 5%. Compre persianas com garantia e qualidade na Persianet: https://www.persianet.com.br/rolo/tela-solar

  10. Parabéns pelo conteúdo, didático e profissional!

  11. Preciso chamar técnico para instalar?
    Como é mesmo o nome da peça orientada para comprar para não ter fresta entre um rolo e outro. Vou precisar de três rolos ir causa largura da varanda. 6,00m.

    1. gabrieleklassen disse:

      Olá Maria Teresa! Desculpa a demora para responder sua dúvida. A instalação de uma persiana não tem maiores segredos, qualquer pessoa que saiba lidar com uma furadeira consegue instalar. Nós da Persianet enviamos um manual de instalação detalhado com o passo a passo e todo o kit instalação completo com parafusos, buchas e suportes adequados à fixação.
      O nome da peça para diminuir a fresta é suporte intermediário. Porém ele pode ser usado somente com 2 peças.

  12. Olá

    Ótima sua matéria, muito esclarecedora.

    Uma dúvida, tem diferença no material e grau de retenção das telas solares utilizadas em persianas (área interna) e toldos (área externa)?

    1. gabrieleklassen disse:

      Olá Flavio! Desculpa a demora para responder. As telas solares são diferentes. Visualmente até se parecem, mas normalmente possuem especificações diferentes.

  13. Boa noite!!
    Muito interessante a explicação de vcs sobre a tela solar. Meu escritório é um calor insuportável e estou procurando algo desse tipo. Como faço para comprar esse tipo de material?
    Se puder responder no meu e-mail ficarei grata!!

  14. Gostei muito dessa dica e explicação sobre a tela, pois trabalho com elas ou seja todos os modelos de cortinas no litoral norte, seu comentário me ajudou muito.
    Obrigado.

  15. Ângela Peixoto disse:

    Bom dia.
    Perfeito suas colocações isso facilita o cliente a escolher o tecido ideal para seu ambiente.

    1. gabrieleklassen disse:

      Obrigada Ângela! Que bom que gostou!

  16. Muito grata! Ajudo muito na minha pesquisa.

  17. Ângela Ferreira Dias disse:

    Preciso de uma tela para proteger a minha área de serviço dos raios solares Nordeste brasileiro!

  18. Sérgio Magalhães disse:

    Gabriele,

    Boa noite, o meu problema é que minha área gourmet é na frente da casa (virada para oeste), totalmente aberta, impossível fazer alguma coisa durante o dia, você acha que a tela solar screen 3% resolve o meu problema, parar a entrada do sol?
    Ou você aconselha outro produto que quebre a entrada do sol?

    1. gabrieleklassen disse:

      Olá Sérgio! Desculpa a demora para responder. A tela solar não vai impedir a entrada do sol. Mas, ela vai amenizar os efeitos negativos do sol (calor, desbotamento do piso e móveis, etc.). Então a tela solar será a melhor opção se você quer manter o ambiente com luz natural, mas quer proteger contra os raios UV. Como é uma área gourmet, acredito que realmente a tela solar é uma boa alternativa, pois imagino que você necessitará da luz natural do sol para cozinhar, usar churrasqueira, receber amigos, etc. Mas não quer aquele sol forte, que atrapalha, não é mesmo?

      Porém, um ponto importante, é que a tela solar 3% não vai garantir total privacidade. Como comentou que fica voltado pra frente da casa, talvez eu iria sugerir a tela solar 1%, que vai fornecer mais privacidade e uma proteção maior.
      Espero ter ajudado! Abraços!

  19. OLÁ GABRIELE . TENHO UMA AREA GOURMET QUE PEGA SOL PELA MANHA DE APROXIMADAMENTE 10METROS DE COMPRIMENTO, POREM ONDE O SOL ENTRA É ABERTO ( SEM VIDROS). POSSO UTILIZAR ESSE MATERIAL?

    1. gabrieleklassen disse:

      Olá Cesar! O material de tela solar você pode até usar. Porém não na opção em persiana. As persianas foram feitas para serem usadas apenas em ambientes internos. No seu caso, eu recomendo um toldo vertical (é similar a uma persiana rolô), porém você pode colocar em ambientes abertos e é possível fazer nesse mesmo material em tela solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *