Por onde começar a reforma?

Mais cedo ou mais tarde todos nós resolvemos realizar uma reforma em nossa casa, não é mesmo? Seja para dar uma cara nova àquele cômodo que já está defasado, organizar o quartinho do bebê ou mesmo decorar a casa ou o apartamento novo.

O fato é que para realizar uma reforma eficiente e que saia conforme o planejado é necessário organização, tempo e dinheiro. Senão, o que antes era um sonho pode acabar se transformando num pesadelo.

Se você está pretendendo reformar nos próximos meses, mas ainda não sabe por onde começar, veja a seguir quais são os principais passos para iniciar as obras no seu lar!

Ponto de partida da reforma

O primeiro passo para iniciar a reforma é ter claramente em mente as mudanças que você está buscando. A casa está apresentando problemas e você precisa resolvê-los? A casa precisa de mais espaço? Ou você quer uma casa totalmente nova?

Tenha em mente algumas ideias do que você está buscando com a reforma, assim, você facilitará o trabalho do arquiteto ou engenheiro escolhido.

Planejamento

A partir do momento que você já tem ideia do que busca com a reforma, é a hora de iniciar o planejamento. Veja abaixo os principais pilares para iniciar a reforma:

Projeto

O projeto é parte fundamental para garantir que a reforma saia dentro das normas e dos prazos esperados. Sem ele, a obra pode se atrapalhar no meio e comprometer o resultado final.

Por isso, crie um esboço das alterações desejadas, liste os materiais que gostaria que fossem usados e assim por diante. Com esse rascunho ficará mais fácil montar o projeto junto do profissional responsável.

Cronograma

É necessário que você realize o controle prático da obra por meio de um cronograma. Por isso, estabeleça datas de início e término para cada um dos ambientes que está sendo reformado.

Exemplo de Cronograma de Reforma

Converse também com os profissionais responsáveis pela obra, eles lhe darão uma data prevista para a duração e término da reforma. Considere atrasos e imprevistos neste prazo.

Além disso, tente atrelar o cronograma ao orçamento da obra, já que a escolha dos materiais e fornecedores depende dos preços e do prazo de entrega.

Orçamento

Para definir e controlar os gastos com a reforma é necessário que você pense primeiramente no seu projeto. Quanto maior e mais complexa for a sua reforma, maior serão os seus gastos.

Portanto, recomendamos que você crie uma planilha de gerenciamento de obra. Guarde comprovantes de pagamentos, notas fiscais e contratos com prestadores de serviços, assim você terá controle de tudo o que está sendo gasto com a reforma.

Para elaborar uma projeção de custos, sugerimos que você faça cotações e junte os orçamentos para saber quanto aproximadamente gastará com a reforma da casa.

Referências e escolha dos materiais

Se você deseja realizar uma reforma, mas não sabe por onde começar, um ótimo ponto de partida é buscar referências e inspirações no Pinterest.

Nesse momento, é importante que você tenha uma noção clara das cores, estilos e tipos de materiais que você gosta para poder compra-los.

Lembre-se que o visual é importante, contudo, durabilidade e qualidade também são essenciais para a reforma de sua casa.

Autorizações necessárias

Reformas necessitam de aprovação do condomínio —  quando realizadas em apartamentos —  e também da prefeitura.

Por isso, o projeto contendo todas as informações necessárias é fundamental para conseguir obter a autorização para reforma.

Para as obras que forem realizadas em condomínios é necessário comunicar o síndico e aguardar a sua autorização por meio do projeto.

Além disso, é necessário respeitar as regras de horários, limpeza e despejo de entulhos —  o mesmo serve para as casas térreas.

Realizar uma reforma em casa é um processo que demanda bastante planejamento e especialmente paciência, por isso, não se apresse para que tudo acabe logo.

Sabemos o quanto uma reforma é trabalhosa, no entanto, projetos bem feitos levam tempo e, com certeza, no final terá valido a pena.

Certifique-se também de contratar profissionais qualificados na área. Busque por referências, peça dicas para amigos e procure saber a opinião de outros clientes. Certamente com organização e planejamento tudo dará certo!

Você gostou desse artigo com passos para ajudar a começar a sua reforma? Sabe de mais alguma dica? Então compartilhe a sua opinião e experiência conosco. Até logo e boa reforma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *