6 erros que você não pode cometer quando reformar a sua casa

Realizar uma obra já é muito custoso por si só e, por isso, tudo o que não queremos nesse momento é cometer erros na hora de reformar e gastar ainda mais.

Por isso, seja para fazer apenas uma mudança na sala de casa um ou reparo no banheiro, é necessário planejamento e atenção na reforma.

Para ajudá-la nesse momento, listei abaixo 6 erros que você não pode cometer quando for reformar a sua casa. Confira!

1.   Falta de planejamento é um dos maiores erros na hora de reformar

Esse é o primeiro erro da lista: não se planejar para a reforma. Antes de iniciar a reforma é necessário que seja elaborado todo um projeto de obra.

Quem não realiza o planejamento corre o risco de ter gastos e trabalho demasiadamente. Além de perder mais tempo do que se esperava com a reforma.

Fonte: Engepred

O ideal é saber exatamente o que deseja reformar e mudar no imóvel, orçar os gastos, pesquisar sobre prestadores de serviços e mão-de-obra. Além disso, é necessário verificar o orçamento disponível e fazer um cronograma para a reforma.

Com tudo isso planejado, será muito mais fácil colocar os planos em prática e ter garantia sobre possíveis imprevistos que possam aparecer no meio do caminho.

2.   Utilizar materiais inadequados

Utilizar pisos escorregadios em ambientes externos, revestimentos de madeira sem aplicação adequada em áreas úmidas, carpete no banheiro ou pisos na parede são erros que podem acontecer por falta de conhecimento técnico e capazes de comprometer toda a reforma.

Erros como esses podem gerar gastos extras com a troca de materiais, atraso no cronograma da obra e ainda comprometer a segurança dos moradores da residência.

Diante disso, é necessária a consultoria com um profissional especializado, o mesmo saberá orienta-la sobre quais materiais são mais adequados para cada ambiente do imóvel.

3.   Errar no dimensionamento do espaço

Errar nos dimensionamentos do espaço também é um dos erros mais comuns na hora de reformar. Logo, é necessário que todos os ambientes tenham os seus layouts previamente definidos antes de iniciar a reforma, priorizando sempre a harmonia e o espaço entre os objetos e móveis.

Isso também ajudará na compra de revestimentos, azulejos, móveis e outros materiais necessários para a reforma.

Além disso, é muito importante medir os espaços da casa ou apartamento antes de comprar móveis e eletrodomésticos. Também é necessário calcular se o mesmo passará por curvas, escadas ou corredores muito estreitos durante o trajeto.

4.   Escolher a cor da tinta sem testar

Um único tom é composto por diversos pigmentos e, por isso, quando aplicado na parede ele pode ficar diferente do que era imaginado.

Fonte: Pinterest

Em vista disso, o ideal antes de sair comprando diversos galões de tinta é testar a cor desejada em único metro quadrado do imóvel, esperar secar e ver como fica o resultado à luz natural e com luz artificial.

Se o resultado sair conforme o esperado, compre mais tintas do mesmo tom e siga com a pintura nos outros ambientes.

5.   Priorizar o visual ao invés da estrutura

Priorizar o visual e esquecer-se da estrutura é um grande erro na hora de reformar.

Todo mundo sonha com a casa igual às inspirações de decoração do Pinterest. Mas, não adianta você investir todo o orçamento nisso enquanto existem outras prioridades para serem reparadas na casa, como uma infiltração ou vazamento.

Sendo assim, pense primeiramente nas questões estruturais da residência e repare-as antes de pensar na estética do imóvel.

6.   Não se ater as medidas de segurança

É muito mais prático e tentador deixar os óculos de segurança de lado na hora de cortar um pedaço de madeira, não se atentar ao uso de capacetes em lugares altos ou mesmo deixar de utilizar máscaras e luvas para pintar o teto da sala.

Fonte: Sienge

No entanto, todas essas atitudes estão longe de serem seguras para você e para todos os envolvidos na reforma da sua residência.

Além disso, presar pela prevenção é muito mais viável do que arcar com os custos de um acidente. Portanto, priorize a segurança de todos durante a reforma, ok?

Evitando esses 6 erros na hora de reformar e seguindo as nossas dicas com certeza a sua obra será muito mais segura, produtiva e eficiente.

Você gostou dessas dicas de como evitar erros na hora de reformar? Tem mais alguma sugestão? Então compartilhe a sua opinião e experiência conosco. Até logo e boa reforma!

3 comentários em “6 erros que você não pode cometer quando reformar a sua casa”

  1. Sergio Matsuoka disse:

    Muito bom as dicas.
    Gostei e vou colocar em prática.
    Tenho uma empresa, e presto serviços gerais em casas.
    Isto vai muito útil na hora do serviço.

  2. Coragem Lázaro disse:

    Foi-me muito útil e certamente vou pôr em prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *