Cortina ou persiana?

As cortinas e persianas têm um papel muito importante na decoração, pois elas controlam a luminosidade que entra no ambiente, proporcionam privacidade e equilibram propriedades térmicas e acústicas, bem como deixam qualquer espaço mais bonito e aconchegante.

Escolher entre cortina e persiana é uma decisão difícil e na verdade não existe regra.

As cortinas de tecido são associadas a decorações mais clássicas e tradicionais, deixam o ambiente muito aconchegante e acolhedor; podem ser melhor reaproveitadas em caso de mudança, e permitem maior ousadia e criatividade na escolha do tipo de costura, prega, caimento, barra, etc. Porém, as cortinas são mais difíceis e pesadas para serem lavadas e ocupam um volume muito maior.

Casa Claudia

Já as persianas têm sido escolhidas pela grande maioria dos arquitetos e decoradores pois são mais versáteis e modernas, mais fáceis de limpar, pois não juntam tanta poeira e principalmente possuem um controle mais preciso na entrada de luz natural através da regulagem das lâminas. Nas persianas também se encontra à disposição uma maior variedade de modelos e materiais; são mais práticas e fáceis de manusear e possuem um design mais limpo e clean. Além disso, podem ser utilizadas em banheiros e cozinhas, ao contrário das cortinas que não são indicadas para ambientes com umidade e gordura.

Projeto arq. Yeda Garcia (casacor.abril.com.br)

Na foto acima, um exemplo de persiana horizontal de alumínio. Muito utilizada em cozinhas. E abaixo, uma persiana shangrilá, referência de qualidade e sofisticação.

Projeto arq. Ana Bumachar (anabumachar.com.br)

Na hora de decidir entre cortina ou persiana, não existe um padrão fixo, afinal não existem regras na hora de decorar. Tudo vai depender da situação, do ambiente e do gosto e estilo pessoal. Porém, lembre-se dos fatores listados acima.

E se você estiver com muitas dúvidas, aposte nas persianas que são mais básicas e de difícil erro. As cortinas de atelier são mais complexas. Existem muitas questões à serem decididas: trilho ou varão? Com ou sem blackout?; tipo de prega? Tipo de barra? Vai ter espaço suficiente para correr o voil e blackout separadamente? Quantos metros de tecido tenho que comprar? O tecido não vai ser pesado demais para esse trilho? Quanto de espaçamento tenho que deixar entre o trilho e a parede? Vai encolher quando lavar?

casa.com.br

Mas, não se preocupe! Existem muitos tipos e materiais de cortinas e persianas disponíveis no mercado, e com certeza alguma opção já vai encaixar no seu projeto!

E se mesmo depois dessas valiosas dicas ainda restar a dúvida de escolha entre cortina ou persiana, por que não escolher as duas opções juntas? Isso mesmo! Está super em alta o uso associado de persiana com cortina! Confira aqui.

Visite nosso site e compre sua persiana na Persianet – www.persianet.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *