Como o sol pode prejudicar a decoração da sua casa

O sol é fundamental para nossa saúde e para o funcionamento do nosso corpo. Tomar sol pode prevenir doenças, evitar a depressão e melhorar nosso humor. Além disso, o sol melhora a absorção do cálcio e fortalece nossos ossos. Porém, também ouvimos muito de médicos e especialistas, que a luz solar envelhece, dá câncer, provoca queimaduras, etc. Nada melhor do que buscar o equilíbrio.

Na decoração da nossa casa, vale a mesma ideia. Buscar a proporção ideal entre claridade e escurecimento. A luz solar pode ajudar a destacar a decoração, realçando objetos, texturas, cores, criando um ambiente agradável e acolhedor. Mas, o sol em excesso também pode ser muito prejudicial. Os raios UV podem desgastar móveis, tecidos e os mais diferentes materiais existentes na casa.

Um ambiente exposto diretamente aos raios solares, através de grandes janelas, coberturas de vidro, que não possuem nenhuma proteção, quer seja com cortinas, persianas ou películas, pode apresentar grande desconforto térmico. Além disso, materiais como a madeira, ou seja, móveis, pisos podem sofrer com rachaduras, trincas, empenamentos. Os estofados, tapetes e sofás também podem sofrer facilmente com problemas de desgaste e desbotamento.

Os raios UV danificam até algumas tintas usadas em paredes, portas e esquadrias, que perdem a cor original e amarelam com o tempo.

Solução

As cortinas e persianas são excelentes alternativas para solucionar os problemas ocasionados pelo excesso de sol nos ambientes. Elas filtram a claridade, ajudando a proteger a decoração e proporcionam um clima muito mais agradável.

Mas, ao selecionar o tipo ideal de cortina ou persiana, vale ficar atento ao material escolhido e a quantidade de luz que entra pelo vão. As persianas horizontais conseguem regular a quantidade de iluminação natural, através do giro das lâminas. É uma ótima alternativa para quem busca uma boa proteção mas quer controlar a quantidade ideal de claridade.

As cortinas do tipo rolô, romana, double vision são normalmente fabricadas por diferentes tipos de tecidos. É importante observar a composição. Tecidos 100% poliéster são mais resistentes ao sol, pois o poliéster é uma fibra sintética. Já os tecidos compostos com fibras naturais como o algodão e o linho são mais agradáveis ao toque, mais macios, porém não são tão resistentes e podem “trabalhar” com o tempo.

A tela solar é um excelente produto e muito indicado para ambientes que recebem forte insolação, como por exemplo sacadas de apartamentos. Elas são compostas normalmente por poliéster e pvc, e podem reduzir muito o calor externo para dentro do ambiente.

Aqui na Persianet temos diversos tipos e modelos de persianas, que filtram, bloqueiam e controlam a insolação solar de diferentes maneiras, adequando e trazendo a solução ideal para cada ambiente e de acordo com cada necessidade. Consulte-nos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *