Revestimento ideal para cada cômodo

Para escolher o revestimento ideal para cada cômodo é necessário pensar estrategicamente para que todo o conjunto da obra fique harmonioso.

O revestimento é fator determinante para o projeto, pois ele influencia diretamente na limpeza, manutenção e organização do ambiente, assim como na estética e no conforto térmico e acústico.

Por isso, se você está com dúvidas sobre qual é o revestimento mais adequado para a sua casa, basta continuar a leitura e conferir as minhas dicas.

O revestimento ideal

Podemos dizer que o revestimento ideal depende muito do seu gosto, orçamento e também da região que você mora.

Nas regiões mais frias o ideal é escolher pisos mais quentes, como madeira e laminado. Já nas regiões mais quentes, o ideal é optar por pisos frios como cerâmicos e porcelanatos.

Alguns revestimentos são bem mais caros do que outros, por isso, é necessário verificar também se a opção desejada cabe dentro do seu orçamento.

Por isso, o revestimento ideal pode depender de diversos fatores relacionados à sua casa e ao lugar onde você mora.

Tipos de revestimentos

Hoje existem diversos tipos de revestimentos e cada um pode ser utilizado em uma situação. Abaixo você verá os revestimentos mais comuns e onde podem ser aplicados:

Porcelanato

O porcelanato é um dos revestimentos mais conhecidos e procurados por sua beleza. Ele é perfeito para aplicar em locais onde há vapor e umidade, como banheiros, cozinhas e ambientes externos — tanto de casas como de apartamentos.

Este tipo de revestimento é de fácil manutenção e pode ser aplicado em qualquer cômodo da residência.

Fonte: Iná Arquitetura

Contudo, o porcelanato é um revestimento que suja muito e, por isso, em locais onde há grande circulação de pessoas recomenda-se utilizar cores escuras, já que essas não demandam limpeza frequente.

Cerâmica

O piso de cerâmica também é muito procurado e utilizado nas casas. Trata-se de um ótimo revestimento e que pode ser limpo facilmente. No entanto, ele possui um aspecto mais rústico e não é ideal para quem deseja ter um chão sempre limpinho, pois ele macha com facilidade.

Fonte: Decor Fácil

O revestimento cerâmico também é, em geral, mais barato que o porcelanato e tem maior variedade de modelos.

No entanto, as pessoas ainda ficam em dúvida entre o piso de porcelanato ou cerâmica.

Azulejo

O azulejo é o revestimento mais tradicional das casas e agora está em alta novamente, pois ganhou uma nova cara dos fabricantes.

Com novas formas, estampas e desenhos é o tipo de revestimento ideal para banheiros e cozinhas.

Fonte: Decor Fácil

Madeira

A madeira é o revestimento ideal para ambientes mais rústicos e também combina perfeitamente com ambientes mais modernos.

Fonte: Histórias de Casa

No entanto, o revestimento de madeira possui alto custo e necessita a contratação de empresa especializada para realizar a aplicação.

Laminado

Os laminados disputam a preferência com o revestimento de madeira. Ele é uma opção mais barata que a original e é totalmente incompatível com líquidos. Por isso, não é indicado para banheiros, cozinhas e áreas externas.

Fonte: Viva Decora

Além disso, este piso costuma fazer algum barulho (o famoso toc-toc dos sapatos) e demanda necessidade de troca de tempos em tempos.

Mármore

O revestimento de mármore é um dos mais caros que existem. Assim como o revestimento de madeira ele possui alta dificuldade de aplicação e manutenção.

Fonte: Viva Decora

No entanto, é uma das opções mais belas para dar aquele toque especial em qualquer ambiente da casa, especialmente em salas, salões, lavabos e escadas.

Áreas externas

Para saber qual é o revestimento ideal para as áreas externas é necessário se atentar às suas características.

Por exemplo: para ambientes abertos, com ou sem cobertura é recomendado optar por pisos antiderrapantes, já que esses podem ficar molhados devido aos fatores climáticos.

Para áreas externas onde há coberturas, como a garagem ou área da piscina o ideal é utilizar porcelanatos ou cerâmicos que possuem fácil manutenção. As pedras são lindas para áreas externas, no entanto, elas podem ser mais difíceis de limpar.

Fonte: Pinterest

Se a área externa tiver uma churrasqueira opte por utilizar porcelanatos, pois esses garantem uma limpeza e manutenção mais fácil.

Conforme citado, cada cômodo demanda um revestimento específico, por isso, o revestimento ideal é aquele que se adéqua às necessidades de sua casa.

Jamais opte por um revestimento somente pela estética, pois esse futuramente pode trazer problemas, como troca e difícil manutenção. Pense sempre na funcionalidade e praticidade que este trará ao seu lar.

Você gostou desse artigo sobre revestimento ideal para cada cômodo da casa? Então compartilhe a sua opinião e experiência comigo. Até logo e boa reforma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *