7 Dicas para escolher a persiana de um quarto de criança

Você está planejando a decoração do quarto de uma criança? Muitas perguntas vão surgindo. Qual o melhor modelo de cortina ou persiana? Será que vai ser seguro? Será que vai ficar aconchegante e combinar com a decoração do quarto? Acompanhe neste post 5 dicas essenciais e ideias para acertar na escolha da melhor cortina ou persiana para quarto .

1. Segurança

A primeira coisa que precisa ser analisada é a segurança. Será que não vale a pena apostar em uma persiana ou cortina curta (que cubra somente a altura da janela) e assim impeça a criança pequena de ter acesso à ela, evitando que puxe o tecido e acabe provocando um eventual acidente?  Se você optar por cortinas longas, atente-se que sejam bem firmes e bem instaladas.

2. Praticidade

Cortinas rolô e persianas horizontais são muito práticas e de fácil manuseio. Muitas vezes a própria criança consegue abrir e permitir a entrada de luz no quarto. (mas é preciso ficar atento com a cordinha para evitar possíveis riscos de estrangulamento).

3. Limpeza

Quem convive com crianças sabe como elas têm facilidade para sujar as coisas ao seu redor. Nada como escolher um material lavável, prático e de fácil limpeza. O pvc, é um material muito apropriado, pois é extremamente fácil para limpar.  Como exemplo, dá pra optar pelas persianas horizontais ou verticais de pvc, bem como as cortinas rolô tela solar que também possuem o pvc em sua composição.

4. Alergia

A maioria das crianças, principalmente as que vivem em cidades úmidas têm problemas respiratórios. Escolher cortinas ou persianas que não acumulam poeira e ácaros é uma boa opção. Lavar elas com frequência também é muito importante, para garantir um ambiente salubre. Se a criança é alérgica, vale trocar os tecidos por persianas de pvc.

5. Durabilidade

Crianças são curiosas, gostam de estar sempre mexendo nas coisas, explorando tudo ao seu redor. Por isso as persianas também são uma boa escolha no quesito durabilidade. As de pvc são ainda mais resistentes que as de alumínio, que podem amassar conforme o uso. A tela solar também é mais durável e prática para tirar riscos de canetinhas e demais incidentes similares.

6. Cores

Existem no mercado inúmeras opções de coleções, cores e estampas que darão um toque especial à decoração.

7. Luminosidade

A claridade e o sol em excesso é prejudicial à saúde, ainda mais quando se trata de crianças pequenas. Porém, em quantidades adequadas, o sol é muito importante para estimular o desenvolvimento delas. Aposte em uma cortina e ou persiana com um bom controle de luz ou que consiga filtrar a luminosidade de forma adequada.

Caso exista uma veneziana externa na janela, ela já cumpre o papel de bloqueio de luz no quarto, ou seja, não teria necessidade de colocar uma cortina ou persiana com blackout.

Agora se não houver nenhum tipo de veneziana, o ideal é investir num modelo de cortina blackout, ou seja, um tecido que impeça a entrada de luz solar.

Confira agora algumas fotos com projetos bacanas de quartos de criança:

Quarto projetado pelo profissional Nilton Montarroyos, que utilizou uma persiana horizontal de alumínio ou pvc com fita decorativa.
Exemplo de cortina rolô translúcida branca. Projeto da arquiteta Barbara Dundes.
Lindo quarto de criança com uma cortina rolô blackout. Projeto do escritório Rocha Andrade Arquitetura e Design.
Uma cortina shangrilá (ou silhouette) nesse belo quarto de menina. Projeto Calli Arquitetura
E agora um exemplo de persiana horizontal de pvc nesse quarto lindo e delicado. Fonte: hunterdouglas.com

E aí? Gostou do post? Compre já a sua persiana no nosso site: www.persianet.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *