Persiana e Cortina na Mesma Janela

Geralmente vemos nas residências a utilização somente de cortinas ou então somente persianas. Mas quem disse que não podemos unir as duas juntas e na mesma janela?

A cortina é a peça mais convencional, clássica e básica. Aquece e valoriza o ambiente. Uma opção mais acessível, pra quem busca vestir as janelas com simplicidade.

Já a persiana traz um charme e um toque de modernidade à decoração. É mais prática e eficiente para controlar a luminosidade através de mecanismos e sistemas de abertura diferenciados.

Na foto acima um exemplo lindo de uma sala de estar com persiana de madeira e cortina de tecido fazendo a composição no mesmo tom da fita decorativa da persiana. E abaixo, também uma persiana de madeira aliada com cortina de linho na mesma janela. Ficou muito aconchegante o home theater!

casa.com.br

Cada uma possui suas peculiaridades, mas ambas embelezam a casa e protegem o ambiente dos raios solares, dos ruídos externos e até mesmo de poeira. É possível sim combinar os dois tipos e o resultado é incrível! Confira algumas vantagens e muitas idéias para inspiração!

Projeto Roberto Migotto (casa.com.br)
blog.casashow.com.br

Aliando a funcionalidade da persiana com a beleza da cortina

A persiana tem como principal vantagem filtrar a luz solar, podendo controlar a intensidade através dos movimentos das aletas, giro das lâminas e faixas, dependendo do modelo utilizado. Além disso, elas dão um toque moderno ao ambiente. As cortinas, por sua vez contribuem com a decoração trazendo um aconchego maior. Então por que não tirar vantagens das duas aliando-as na mesma abertura?

Projeto arq. Juliana Pippi. (julianapippi.com)
Projeto arq. Juliana Pippi. (julianapippi.com)

Como combino as cores? No mesmo padrão ou diferente?

Apesar das inúmeras possibilidades de combinações entre modelos, cores e texturas de cortinas e persianas é preciso ficar atento à composição final. Vale usar tecidos no mesmo tom, ou então ousar com uma tonalidade mais forte e diferente na cortina ou na persiana, desde que haja uma harmonia entre as duas.

Na foto acima um exemplo de cortina combinada com uma persiana rolô no mesmo tom de branco. E na foto de baixo, também a combinação entre cortina, persiana e fita na mesma tonalidade.

Pinterest

Já neste exemplo abaixo, podemos observar uma persiana rolô branca e discreta compondo com um xale numa cor mais forte.

decorsalteado.com

Da mesma forma, nesta sala de jantar / barzinho podemos observar tonalidades e materiais diferentes na composição entre madeira da persiana com o linho da cortina.

Projeto Saviany Monteiro (tempodadelicadeza.com.br)

Composição perfeita para ambientes que precisam do blackout

Tecidos blackout (que bloqueiam a luz solar) são indicados para quartos e salas de tv que precisam de escurecimento em determinados momentos do dia. Mas as cortinas blackout são muito robustas, pesadas e volumosas, tem aparência de plástico e não possuem um bom caimento. Uma ótima solução é apostar na combinação das cortinas tradicionais por cima das persianas rolô blackout, que fazem a função do forro, só que de forma bem mais simples e leve.

casa.com.br

A cortina de tecido combinada com a cortina rolô blackout é perfeito para quem precisa da funcionalidade do blackout, ou seja, o escurecimento do ambiente, mas não quer abrir mão da cortina no quarto.

Experimente você também fazer essa composição! Compre sua persiana na Persianet – www.persianet.com.br

13 comentários em “Persiana e Cortina na Mesma Janela”

    1. gabrieleklassen disse:

      Que bom!! Ficamos à disposição!!

    2. Cristina Medeiros disse:

      Quero colocar cortina e persina junto.
      Como faz
      Coloco o trilho suíço na frente da persina no mesmo trilho ou separado mesmo ..

      1. gabrieleklassen disse:

        Olá Cristina! Sim, pode colocar a cortina na frente da persiana. Mas serão trilhos separados, porque para cortina é usado um tipo de trilho e para persiana é outro.

  1. Olá!
    Meu quarto tem persiana rolo blackout, qual o tecido de cortina que posso usar?

    1. gabrieleklassen disse:

      Olá Thuane! Desculpa a demora para responder. Você pode colocar qualquer tipo de cortina, até mesmo um voil simples.

  2. Quero instalar a persiana doblo dentro do cortineiro de gesso e a cortina de fora no trilho suíço. Fica bom?

    1. gabrieleklassen disse:

      Olá Marly! Desculpa a demora para responder. O ideal é colocar o trilho suíço também junto com a persiana no mesmo cortineiro.

  3. Marilucia Batista disse:

    Tenho duas janelas na minha sala. Estou pensando colocar em uma janela cortina em toda parede e na outra janela que fica ao lado da TV, colocar uma perciana de bandô rolo.
    Minha duvida é se vai ficar bom.🤭

    1. gabrieleklassen disse:

      Olá Marilucia! Desculpa a demora para responder. Como é no mesmo ambiente, o ideal é utilizar o mesmo tecido para ambas as janelas.

  4. Maravilhosa, so quero saber como fazer para colocar o trilho debaixo do bando da persiana.

    1. gabrieleklassen disse:

      Olá Julieta! Desculpa a demora para responder. Mas pra te ajudar, precisava saber mais informações. Que tipo de persiana é? Como é o bandô? Normalmente o bandô é acoplado com os componentes da persiana, então não é possível colocar um trilho de cortina junto. A fixação teria que ser feita na frente ou atrás da persiana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *