Vou reformar. Como escolher a nova paleta de cores?

No processo de reforma e decoração da casa é necessário analisar bem a composição dos ambientes para escolher a cor das paredes.

As cores das paredes possuem grande impacto na decoração da nossa casa, através delas é possível ambientar os cômodos, tornando-os maiores, mais aconchegantes, mais alegres e com a sua cara.

Por isso saber utilizá-las do modo correto é fundamental na hora de reformar a casa. Se você está com dúvidas sobre qual paleta de cores escolher para pintar a sua casa confira as dicas abaixo!

1.   Considere a dimensão dos cômodos para escolher as cores das paredes

O primeiro passo a considerar na hora de escolher as cores das paredes é analisar suas proporções. Aquela regra antiga de que cores claras valorizam e criam sensação de amplitude nos ambientes pequenos deve ser levada em consideração.

Por isso, é importante considerar o espaço dos ambientes antes de escolher as suas cores.

Assim, nos espaços mais amplos é possível brincar com as cores sem restrições, sendo necessário apenas harmonizar as cores para obter um bom resultado.

Fonte: Pinterest

É importante analisar todos os cômodos e escolher as cores das paredes, dando preferência às cores mais neutras para os dormitórios e áreas destinadas ao descanso —  já que essas são capazes de trazer sensação de paz e calmaria.

As cores mais chamativas e mercantes devem ser reservadas para as áreas sociais como sala de tv, sala de jantar, lavabos e cozinha. Nesses ambientes cores mais fortes motivam a interação.

Uma grande tendencia atual é utilizar formas geométricas, principalmente triângulos na pintura, como você pode verificar nas fotos acima.

2.   Harmonize as cores das paredes com os móveis do ambiente

Para facilitar a inclusão de outras cores nos ambientes é recomendável manter os pisos e as paredes em tons mais neutros. Assim, cria-se uma espécie de tela branca para receber outras cores.

Fonte: Casa e Arquitetura

É necessário que as cores das paredes conversem com os móveis do cômodo, criando um ambiente agradável e harmonioso. Por isso, utilizar cores neutras nas paredes é uma ótima opção para quem tem móveis mais coloridos.

3.   Destaque uma parede

Caso deseje quebrar a monotonia das paredes em tons neutros e trazer mais cor ao ambiente, você pode optar por pintar uma única parede do ambiente com um tom mais vivo.

Assim, a parede pintada destacará o restante do ambiente. Este tipo de recurso pode ser utilizado até mesmo nos cômodos menores, sem correr o risco de criar a sensação de espaço reduzido.

Fonte: Histórias de Casa

Outra opção caso você não queira pintar, mas queira colorir e destacar uma parede é aplicar um papel de parede.

Com o papel de parede, é possível trazer texturas e estampas, além é claro, das cores, dando um charme a mais na decoração.

4.   Aposte em cores de contraste

Utilizar cores de contraste também é uma boa forma de harmonizar a decoração.

Os contrastes funcionam muito bem nos ambientes e para não errar, recomendamos que você siga as combinações básicas, como preto e branco, azul e amarelo, vermelho e verde, ou qualquer outra combinação de cores que não pese na harmonia do ambiente, e que você goste, é claro.

Fonte: Pinterest

Vale lembrar que essa dica não vale somente para as cores das paredes. Você pode utilizar essas combinações nos móveis, eletrodomésticos, utensílios, itens decorativos e assim por diante.

5.   Utilize tom sobre tom

Utilizar a mesma cor, porém em tonalidades diferentes é uma forma simples e prática de criar ambientes coloridos e harmoniosos.

As cores podem ser incluídas em formas de nuances e degradês de cores agradáveis.

Você pode combinar móveis, cores das paredes, pisos ou até mesmo almofadas, cortinas e mantas para criar uma composição de tom sobre tom.

Fonte: Pinterest

As cores das paredes podem ser grandes aliadas na hora de reformar. Quanto utilizas corretamente elas podem aumentar ou diminuir os ambientes torná-los mais alegres, discretos e harmoniosos.

Tudo isso de acordo com o que você desejar e também respeitando os tons ideais para as cores das paredes de ambientes sociais e íntimos.

Você gostou desse artigo sobre como escolher a nova paleta de cores da sua casa? Sabe de mais alguma opção? Então compartilhe a sua opinião e experiência conosco. Até logo e boa pintura!

3 comentários em “Vou reformar. Como escolher a nova paleta de cores?”

  1. Rosangela Ramos disse:

    Gostei do artigo. Abriu minha mente para novas cores nas paredes da sala e dos quartos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *