Você sabia que é possível ter uma casa sustentável com medidas e adaptações simples? Isso mesmo. Não são necessários grandes esforços para colaborar com o meio ambiente.
Se chegou a hora de fazer a reforma, que tal aproveitar a oportunidade e deixar a sua casa mais sustentável? Desde medidas simples como reciclagem, lâmpadas de LED, até um investimento mais alto podem contribuir para um lar ecologicamente correto.
Quer saber dicas de como aproveitar a reforma e deixar a sua casa sustentável? Continue lendo esse artigo!
1. Chuveiros e válvulas com economia de água
Hoje já existem chuveiros e válvulas de descarga capazes de controlar a utilização da água. O sistema de acionamento duplo das descargas possibilita utilizar opção de 3 a 6 litros de água, diferente das descargas comuns, onde é utilizado apenas um sifão.
Há também os temporizadores de chuveiros elétricos. O objetivo desses dispositivos é controlar o tempo do banho quente. Após o tempo do banho ser atingido, o mesmo para de liberar água quente.
Além disso, o temporizador controla o tempo entre um banho e outro, para que ninguém tente enganá-lo e iniciar um “novo banho”.
A opção é totalmente sustentável e ajuda economizar água e energia elétrica ao mesmo tempo.
2. Telhas ecológicas
As telhas ecológicas são fabricadas com materiais reciclados ou fibras naturais.
Elas possuem diversos benefícios, confira alguns deles:
- Diminuem as temperaturas dos ambientes internos, deixando-os mais arejados;
- São impermeáveis e não possuem umidade;
- Não propagam fungos — que são prejudiciais à saúde;
- São mais resistentes à chuva e granizo;
- São inquebráveis;
- Não pegam fogo;
- Possuem vida útil de até 25 anos.
3. Lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED são feitas com um dispositivo eletrônico que necessita de muito menos energia para gerar luz. Assim, além de consumir menos energia, as lâmpadas de LED possuem vida útil 40 vezes maior que as lâmpadas incandescentes.
Uma lâmpada de LED pode até custar mais caro do que uma lâmpada tradicional, no entanto, pensando a longo prazo, o investimento pode ser suprido em poucos meses, já que, por consequência, haverá redução na conta de energia.
Essa é uma medida simples e prática para deixar a casa sustentável: trocar todas as lâmpadas da casa por lâmpadas de LED.
4. Instalação de janelas amplas
A instalação de janelas amplas e bem posicionadas é ideal para aproveitar luz e ventilação natural durante o dia. Assim, é possível diminuir o uso de lâmpadas e do ar condicionado. Haja vista que o ambiente ficará iluminado e arejado por mais tempo com a entrada de luz e vento.
5. Tinta ecológica
As tintas ecológicas são ótimas para você utilizar na reforma e deixar a sua casa mais sustentável.
Elas são feitas com matérias-primas e não possuem componentes sintéticos ou insumos derivados do petróleo. As tintas podem ser do tipo mineral, vegetal e com insumos de animais.
Além disso, elas são livres de Compostos Orgânicos Voláteis (VOC), eliminando assim o impacto negativo causado no ar e agressão à camada de ozônio.
A diferença de valor comparado às tintas convencionais é pequena.
6. Uso de materiais e objetos recicláveis
Quando estiver realizando a reforma opte por utilizar materiais e objetos recicláveis. Essas são algumas opções de materiais que você pode usar para deixar a casa sustentável:
- Madeira de demolição certificada;
- Cerâmicas e porcelanatos;
- Telhados verdes;
- Tijolos ecológicos.
Existem muitas alternativas para aproveitar a reforma e deixar a casa sustentável. Escolha as opções mais viáveis para você e lembre-se que com certeza o retorno virá a longo prazo!
Você gostou dessas dicas de como deixar a casa sustentável? Tem mais alguma dica? Então compartilhe a sua opinião e experiência conosco. Até logo e boa reforma!