No processo de reforma e decoração da casa é necessário analisar bem a composição dos ambientes para escolher a cor das paredes.
As cores das paredes possuem grande impacto na decoração da nossa casa, através delas é possível ambientar os cômodos, tornando-os maiores, mais aconchegantes, mais alegres e com a sua cara.
Por isso saber utilizá-las do modo correto é fundamental na hora de reformar a casa. Se você está com dúvidas sobre qual paleta de cores escolher para pintar a sua casa confira as dicas abaixo!
1. Considere a dimensão dos cômodos para escolher as cores das paredes
O primeiro passo a considerar na hora de escolher as cores das paredes é analisar suas proporções. Aquela regra antiga de que cores claras valorizam e criam sensação de amplitude nos ambientes pequenos deve ser levada em consideração.
Por isso, é importante considerar o espaço dos ambientes antes de escolher as suas cores.
Assim, nos espaços mais amplos é possível brincar com as cores sem restrições, sendo necessário apenas harmonizar as cores para obter um bom resultado.
É importante analisar todos os cômodos e escolher as cores das paredes, dando preferência às cores mais neutras para os dormitórios e áreas destinadas ao descanso — já que essas são capazes de trazer sensação de paz e calmaria.
As cores mais chamativas e mercantes devem ser reservadas para as áreas sociais como sala de tv, sala de jantar, lavabos e cozinha. Nesses ambientes cores mais fortes motivam a interação.
Uma grande tendencia atual é utilizar formas geométricas, principalmente triângulos na pintura, como você pode verificar nas fotos acima.
2. Harmonize as cores das paredes com os móveis do ambiente
Para facilitar a inclusão de outras cores nos ambientes é recomendável manter os pisos e as paredes em tons mais neutros. Assim, cria-se uma espécie de tela branca para receber outras cores.
É necessário que as cores das paredes conversem com os móveis do cômodo, criando um ambiente agradável e harmonioso. Por isso, utilizar cores neutras nas paredes é uma ótima opção para quem tem móveis mais coloridos.
3. Destaque uma parede
Caso deseje quebrar a monotonia das paredes em tons neutros e trazer mais cor ao ambiente, você pode optar por pintar uma única parede do ambiente com um tom mais vivo.
Assim, a parede pintada destacará o restante do ambiente. Este tipo de recurso pode ser utilizado até mesmo nos cômodos menores, sem correr o risco de criar a sensação de espaço reduzido.
Outra opção caso você não queira pintar, mas queira colorir e destacar uma parede é aplicar um papel de parede.
Com o papel de parede, é possível trazer texturas e estampas, além é claro, das cores, dando um charme a mais na decoração.
4. Aposte em cores de contraste
Utilizar cores de contraste também é uma boa forma de harmonizar a decoração.
Os contrastes funcionam muito bem nos ambientes e para não errar, recomendamos que você siga as combinações básicas, como preto e branco, azul e amarelo, vermelho e verde, ou qualquer outra combinação de cores que não pese na harmonia do ambiente, e que você goste, é claro.
Vale lembrar que essa dica não vale somente para as cores das paredes. Você pode utilizar essas combinações nos móveis, eletrodomésticos, utensílios, itens decorativos e assim por diante.
5. Utilize tom sobre tom
Utilizar a mesma cor, porém em tonalidades diferentes é uma forma simples e prática de criar ambientes coloridos e harmoniosos.
As cores podem ser incluídas em formas de nuances e degradês de cores agradáveis.
Você pode combinar móveis, cores das paredes, pisos ou até mesmo almofadas, cortinas e mantas para criar uma composição de tom sobre tom.
As cores das paredes podem ser grandes aliadas na hora de reformar. Quanto utilizas corretamente elas podem aumentar ou diminuir os ambientes torná-los mais alegres, discretos e harmoniosos.
Tudo isso de acordo com o que você desejar e também respeitando os tons ideais para as cores das paredes de ambientes sociais e íntimos.
Você gostou desse artigo sobre como escolher a nova paleta de cores da sua casa? Sabe de mais alguma opção? Então compartilhe a sua opinião e experiência conosco. Até logo e boa pintura!
Sim gostei exatamente o que eu pensava.
Gostei do artigo. Abriu minha mente para novas cores nas paredes da sala e dos quartos.
Que bom Rosangela! Obrigada!