As cortinas e persianas têm um papel muito importante na decoração, pois elas controlam a luminosidade que entra no ambiente, proporcionam privacidade e equilibram propriedades térmicas e acústicas, bem como deixam qualquer espaço mais bonito e aconchegante.
Escolher entre cortina e persiana é uma decisão difícil e na verdade não existe regra.
As cortinas de tecido são associadas a decorações mais clássicas e tradicionais, deixam o ambiente muito aconchegante e acolhedor; podem ser melhor reaproveitadas em caso de mudança, e permitem maior ousadia e criatividade na escolha do tipo de costura, prega, caimento, barra, etc. Porém, as cortinas são mais difíceis e pesadas para serem lavadas e ocupam um volume muito maior.
Já as persianas têm sido escolhidas pela grande maioria dos arquitetos e decoradores pois são mais versáteis e modernas, mais fáceis de limpar, pois não juntam tanta poeira e principalmente possuem um controle mais preciso na entrada de luz natural através da regulagem das lâminas. Nas persianas também se encontra à disposição uma maior variedade de modelos e materiais; são mais práticas e fáceis de manusear e possuem um design mais limpo e clean. Além disso, podem ser utilizadas em banheiros e cozinhas, ao contrário das cortinas que não são indicadas para ambientes com umidade e gordura.
Na foto acima, um exemplo de persiana horizontal de alumínio. Muito utilizada em cozinhas. E abaixo, uma persiana shangrilá, referência de qualidade e sofisticação.
Na hora de decidir entre cortina ou persiana, não existe um padrão fixo, afinal não existem regras na hora de decorar. Tudo vai depender da situação, do ambiente e do gosto e estilo pessoal. Porém, lembre-se dos fatores listados acima.
E se você estiver com muitas dúvidas, aposte nas persianas que são mais básicas e de difícil erro. As cortinas de atelier são mais complexas. Existem muitas questões à serem decididas: trilho ou varão? Com ou sem blackout?; tipo de prega? Tipo de barra? Vai ter espaço suficiente para correr o voil e blackout separadamente? Quantos metros de tecido tenho que comprar? O tecido não vai ser pesado demais para esse trilho? Quanto de espaçamento tenho que deixar entre o trilho e a parede? Vai encolher quando lavar?
Mas, não se preocupe! Existem muitos tipos e materiais de cortinas e persianas disponíveis no mercado, e com certeza alguma opção já vai encaixar no seu projeto!
E se mesmo depois dessas valiosas dicas ainda restar a dúvida de escolha entre cortina ou persiana, por que não escolher as duas opções juntas? Isso mesmo! Está super em alta o uso associado de persiana com cortina! Confira aqui.
Visite nosso site e compre sua persiana na Persianet – www.persianet.com.br