A iluminação do ambiente, sem dúvidas, é um ponto que deve ser levado em consideração na hora das reformas e decoração. Isso porque a luz é capaz de trazer aspectos diferentes aos ambientes.
Todos nós precisamos da luz solar para viver. Além da manutenção da temperatura ambiente, ela também permite processos químicos importantes, como a produção de vitamina D. Ela regula o nosso ritmo biológico e todas as nossas atividades. Por isso, as janelas, portas e aberturas são muito importantes numa casa e essenciais para a entrada de iluminação natural em cada ambiente.
A escolha da iluminação artificial também é muito importante e começa desde a definição do material e vai até o tipo de lâmpada que deve ser utilizada em cada cômodo.
Uma boa iluminação pode produzir brilhos, sombras, contrastes, destacar objetos e enfatizar detalhes na decoração. Um projeto de iluminação adequado pode transformar os ambientes!
Mas, ainda existem algumas dúvidas na hora de comprar e colocar as lâmpadas corretas. Se a sua casa anda muito escura e você quer dar um up na iluminação dos ambientes, confira como fazê-lo com as dicas abaixo!
1. Escolha a lâmpada correta
A tonalidade da lâmpada é fator determinante para a boa iluminação do ambiente.
Nos cômodos de lazer e descanso, como quartos e sala de estar o ideal é optar por luzes quentes, de tonalidade amarela. Isso porque a tonalidade é capaz de criar uma atmosfera aconchegante, perfeita para os ambientes de descanso.
Já para outros ambientes da casa, como banheiro, cozinha e áreas de serviço o ideal são as luzes frias, elas possuem uma tonalidade mais azulada e são mais estimulantes.
2. Use espelhos
Além de refletir luz e deixar os cômodos mais iluminados, os espelhos fazem com que os ambientes pareçam maiores.
O melhor de tudo é que, com cautela, eles podem ser utilizados em diversos cômodos da casa, trazendo mais charme e iluminação aos ambientes.
3. Aposte em cores mais claras nas paredes
Se não há muita luz na sua casa e por si só ela já é escura, esqueça as cores escuras nas paredes. As cores escuras não refletem a luz que recebem e são mais adequadas para lugares iluminados.
O ideal para casas com pouca luz natural é apostar nas cores claras para as paredes.
Isso porque as cores claras dão sensação de amplitude aos cômodos e também refletem a luz, contribuindo assim para a iluminação do ambiente.
4. Opte por mobílias com visual leve e claro
As mobílias também influenciam diretamente na iluminação do ambiente, você sabia? Móveis muito volumosos ou escuros podem pesar visualmente no seu ambiente e deixa-lo mais escuro. Conforme imagem a seguir:
Por isso, a dica é optar por mobílias claras e que possuam o visual mais “clean” se você pretende iluminar o ambiente.
Opte por poltronas e mesas que deixem o chão visível, assim como prateleiras e estantes abertas.
5. Utilize cortinas que permitem a entrada de luz natural
Uma dica simples para contribuir com a iluminação do ambiente é evitar cobrir muito as janelas, ou com cortinas muito escuras e pesadas.
Ou seja, se acostume em deixar as persianas abertas ou opte por tecidos claros. A maioria das persianas permite um bom controle de luminosidade através do giro das lâminas, e as de tecido translúcido normalmente filtram entre 40 a 50% da luz, proporcionando uma claridade suave e agradável.
Confira no blog as minhas dicas de como escolher a persiana ideal para cada ambiente da sua casa.
Com essas dicas podemos ver que simples práticas são capazes de deixar a iluminação do ambiente muito mais clara e aconchegante.
Por isso, nem sempre a solução ideal é gastar dinheiro com tintas ou reformas grandes, às vezes simples adaptações são capazes de contribuir positivamente para a iluminação do ambiente.
Você gostou desse artigo sobre dicas de como dar um up na iluminação da sua casa? Então compartilhe a sua opinião e experiência comigo. Até logo e boa reforma!
Adorei!!! Parabéns!
Obrigada Zoraide!