Decoração: Descubra quais são as tendências para 2020

A decoração é essencial para construir a personalidade de um projeto, comercial ou não. Assim como o ramo da moda tem tendências, os elementos decorativos se atualizam e sempre há uma ideia nova para renovar o seu espaço e torná-lo mais aconchegante.

Uma cor que está com tudo no próximo ano é o classic blue, eleito o tom para 2020, segundo uma empresa que é conhecida no mundo pelo trabalho com as cores na indústria gráfica.

Decoração no tom ´classic blue´. Fonte: Pinterest

O azul remete às sensações de tranquilidade, paz, harmonia e paz — características que são boas para o ambiente de trabalho, para a casa e para o seu escritório.

Além dos tons azuis, as cores monocromáticas serão mais valorizadas nos móveis e outros acessórios.

Se você quer renovar os ares do seu ambiente e não sabe por onde começar, saiba que pode encontrar algumas dicas interessantes neste artigo. 

Prepare-se para o novo ciclo e comece este período com mudanças no seu projeto inspiradas nas tendências decorativas para 2020!

Tons monocromáticos e simplicidade

Não faz muito tempo que os móveis coloridos, no estilo retrô, voltaram com tudo. No entanto, em 2020, a simplicidade e os tons monocromáticos serão uma forte tendência.

Lembre dessa dica quando for escolher a próxima tinta para retocar a pintura externa de casas ou fazer aquela reforma nos cômodos internos do projeto. 

Cada espaço pode ter combinações mais específicas, contudo, em um cenário geral, a ideia do monocromático traz força e padronização para o ambiente.

A simplicidade, por sua vez, também é valorizada nos projetos. Você certamente já ouviu a frase que menos é mais, certo? 

A decoração que segue o estilo escandinavo é caracterizada pelo conceito minimalista e, ao que tudo indica, projetos que seguem essa linha vão estar na moda no próximo ano.

Decoração monocromática com estilo escandinavo. Fonte: Pinterest

Aconchego, renovação de energias e locais para relaxar. Cores neutras, objetos que unem utilidade à elegância e conforto são a essência de projetos como este. 

Ao escolher uma persiana para compor a decoração, você pode considerar uma que seja simples, neutra e preze pelo útil e agradável. Pode ser uma persiana rolô ou romana. Essas cortinas são bastante versáteis e contam com uma variedade de cores e texturas. 

Elas são cortinas práticas, simples, mas sofisticadas, ao mesmo tempo, já que permitem combinações diversas e podem destacar diferentes aspectos de luminosidade não só no quarto, mas em uma sala de estar ou em uma sala de reuniões.

Projetos com elegância e glamour

O minimalismo está em alta, mas quem disse que não é possível criar espaços charmosos, com um toque de glamour, mesmo com uma pegada mais simples?

Os decoradores e arquitetos acreditam que esse tipo de demanda dominará o próximo ano. 

2019 foi um ano que retomou muito as características do retrô e isso continua, mas a tendência é trazer ao mercado inspirações que unem elegância e glamour dos móveis de época.

Uma referência é a dos anos 30, marcado por antiguidades e mobílias charmosas. Já pensou em decorar sua sala com uma cristaleira pequena para guardar acessórios e ainda contar com uma bela poltrona de descanso decorada? Essa é uma dica para quem não dispensa um toque sofisticado.

Em espaços como escritórios, esse tipo de projeto pode agregar bastante e ser um diferencial interessante. 

Para empreendimentos como hotéis de alto padrão, o glamour de áreas compartilhadas e recepção de hóspedes é algo comum e você pode ter essa inspiração para criar seus projetos!

Caso pense em reformar o escritório ou seu apartamento e gosta do estilo, faça um mapeamento dos detalhes simples, antes de escolher os móveis e acessórios. 

No forro, por exemplo, optar pelo serviço de gesso é muito mais sofisticado do que outros materiais como madeira.

O forro acartonado dispensa acabamentos complexos  e facilita a instalação de luminárias embutidas. Um charme só!

Decoração com azulejos coloridos

Se por um lado, os tons monocromáticos serão tendência para pinturas externas e internas, a vivacidade das cores mais quentes e tons coloridos se mantém uma boa alternativa para cerâmicas e azulejos.

Fonte: Pinterest

Além de proporcionar um ar mais despojado e divertido para os espaços, essas peças são versáteis, fator que pode ser um belo aliado à criatividade. 

Nos ambientes corporativos, existe uma tendência de criar salas para descanso ou pausas e as cores são muito bem-vindas neste processo.

Você pode aproveitar o potencial dos azulejos com a diversidades de cores e texturas para as seguintes ideias:

  • Destaque de paredes;
  • Decoração de parte da cozinha;
  • Destaque da fachada ou da entrada do escritório;
  • Revestimento de áreas como o banheiro.

Em relação ao tamanho dos azulejos, há várias possibilidades de tamanho. O quadrado, com dimensões grandes e os hexagonais são os que estão mais na moda!

Outra tendência que tem tudo para continuar no mercado é o uso do pallet de madeira para a montagem de móveis, com um estilo mais sustentável. 

Projetos com plantas

O contato com a natureza é positivo em muitos aspectos e, no desafio de criar ambientes mais saudáveis e sustentáveis, as plantas são ótimos elementos para a decoração. 

Fonte: Pinterest

Para quem mora em apartamento, o cultivo de hortas verticais, bem como outras espécies como o mini cacto ou plantas suculentas são ótimas ideias. 

Na prática, ter contato com esses seres proporciona um ambiente mais arejado e tranquilo.

Existem pesquisas que até associam o contato com a natureza no trabalho à redução dos níveis de estresse e ao aumento da produtividade. 

Você pode aproveitar a ideia para  colocar algumas na mesa de trabalho, nas janelas ou em áreas propícias.

No apartamento, as janelas são ótimos locais, mas nada impede que alguns vasos sejam colocados próximos a um projeto de home theater ou na própria sacada. Espaços abertos até combinam mais com plantas em vasos.

O tom verde pode contrastar com outras cores da sua casa, proporcionando uma sensação visual de leveza e aconchego no ambiente.

Decoração sustentável

Ainda no clima da natureza, é inegável destacar a sustentabilidade nos projetos. Em uma época onde as pessoas estão cada vez mais críticas e conscientes em relação ao meio ambiente, esse estilo chega com tudo às ideias decorativas.

Em residências, é possível encomendar projetos para sua cozinha planejada pequena com uma fabricação sustentável. Ou seja, composição feita por matérias-primas que não agridem tanto o meio ambiente.

Busque por madeiras certificadas e dê preferência para empresas que trabalham com fornecedores que cumprem os princípios ambientais e respeitam as leis de proteção à natureza. 

Fonte: Pinterest

Além de trazer um estilo mais rústico aos projetos, elementos de decoração sustentável são vantajosos por motivos como:

  • Você valoriza a preservação ambiental;
  • Os projetos são diferenciados;
  • O estilo decorativo é mais criativo e rústico;
  • Excelente aposta para o planeta e para sua casa.

Como escolher a decoração perfeita?

Agora que você já conhece as principais tendências para a decoração em 2020, deve estar se perguntando sobre como fazer uma boa escolha, sem errar. 

O primeiro passo é entender o que o ambiente pede. Um espaço corporativo é diferente de uma casa com quintal que tem suas diferenças em relação às kitinetes. 

Depois de estudar o ambiente, pense no que é importante para você. Conforto? Luxo? Praticidade? Coloque tudo o que espera de um projeto no papel e, se possível, conte com a consultoria de profissionais de  áreas como design de interiores, arquitetura e decoração.

Você pode buscar inspirações em conteúdos visuais, procurar fotos, visitar espaços criativos e referências do que imagina na internet ou em revistas de decoração. 

Colocar tudo na ponta do lápis é uma ação que ajuda bastante, pois dessa forma você consegue visualizar todas as etapas necessárias para a conclusão do projeto.

Aposte nas pesquisas avançadas sobre as tendências, faça uma garimpagem de móveis e elementos na internet e não se esqueça de colocar intenção no projeto. 

Afinal, não importa se o espaço se trata da sua casa ou escritório. É lá onde você passa grande parte do tempo, e deve ser aconchegante, confortável e agradável, certo?

A personalização é muito poderosa neste sentido, pois dá mais sentido ao ambiente e cria uma atmosfera cheia de personalidade. 

As tendências são importantes e, sem dúvidas, agregam valor ao projeto. Mas lembre-se de que o seu gosto e afinidades pessoais também contam bastante para a personificação do seu cantinho.

Que tal se inspirar nessas dicas para renovar as energias e dar um upgrade no seu projeto? Esperamos que o artigo te ajude a explorar as possibilidades do mundo da decoração, que nunca para de receber novidades!

Esse texto foi desenvolvido em parceria com a equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *